Incentivo

Campanha sorteia mamografia e conscientiza sobre prevenção do câncer

Projeto “Outubro Rosa o Ano Todo” estará sorteando uma mulher para realizar exames preventivos, dando oportunidade para diagnósticos precoces

Foto: Carlos Queiroz - DP - Lisandra está feliz em poder incentivar e possibilitar que outras mulheres mantenham os exames em dia


Vitória de Góes
[email protected]


Um dos pilares da saúde pública é a prevenção e, quando uma rede decide se unir em torno disso, o resultado é uma ação que pode salvar vidas. Nesse caso, a campanha “Outubro Rosa o Ano Todo”, promovida pelo Centro Espiritualista Fonte de Luz, pretende conscientizar e apoiar nos cuidados com o câncer de mama, tipo que mais acomete mulheres no mundo. Contudo, se detectado precocemente, tem maiores chances de tratamento efetivo, com risco reduzido de mortalidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o recomendado é que mulheres de 50 a 69 anos, sem sintomas ou fatores de risco, realizem a mamografia a cada dois anos. Mas nem sempre o ideal é o que acontece, pois muitas mulheres não possuem condições de pagar por um exame particular. Pelo SUS, em alguns casos a fila pode demorar meses.

Foi pensando nisso que a pedagoga e diretora do Centro Fonte de Luz, Lisandra Dias, resolveu desenvolver uma ação que conta com a ajuda de muitas mãos. Com início em março deste ano, a campanha “Outubro Rosa o Ano Todo” irá sortear mensalmente uma mulher para ganhar a realização de uma mamografia, uma ultrassonografia e um exame de sangue. A ação tem parceria com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e um laboratório de exames clínicos.

Lisandra conta que a ideia surgiu em outubro do ano passado, durante o mês já tradicional de conscientização da doença. Na época, ela e o esposo estavam envolvidos na organização de uma campanha natalina, então decidiu deixar para tirar o projeto do papel em 2023. Mas não imaginava que em dezembro, ao realizar um exame de rotina, iria descobrir um câncer de mama. O fato que de início a assustou, também foi mais uma motivação para começar a campanha.

“Fui fazer uma ultrassonografia e já informaram que eu estava com um nódulo. Saí dali e já fui atrás do tratamento. Mas e quem não faz? E quem não tem condições ou precisa aguardar meses pelo SUS tanto para o exame quanto para o tratamento? Então a gente se coloca no lugar do outro e por isso eu fico feliz em poder ajudar”, explica.

Uma rede do bem

A mamografia e o ultrassom são pagos pelo Centro através de uma corrente de frequentadores que se reuniram para dividir o valor. Já o exame de sangue é oferecido gratuitamente por um laboratório que se mobilizou com a ação.

No início do mês foi realizado o primeiro sorteio e a ganhadora fez os exames na última sexta-feira. Berenice Garcia ficou sabendo da promoção porque frequenta o Centro. Ela trabalha na Secretaria de Saúde e sabe o quanto é importante a prevenção. Além disso, tenta ficar de olho nessa questão por ter histórico familiar da doença. “Minha irmã teve câncer de mama e na minha família por parte de pai muitas pessoas faleceram devido ao câncer, então eu sei o quanto é importante o diagnóstico precoce”, conta. E completa: “Acho que é importante que as pessoas se sensibilizem com essa atitude e possam seguir essa corrente do bem. Estamos vivendo um mundo difícil, com falta de amor e compreensão, então acho importante fazer o bem.”

Como participar

Qualquer mulher pode participar do sorteio. Basta ir até o Centro Espiritualista e pedir para preencher o cartão para ser colocado na urna. Não é necessário ser frequentadora ou praticante de qualquer religião específica.

Os sorteios são uma vez ao mês, mas a ideia da organização é em maio, mês em que se comemora o Dia das Mães, realizar um sorteio por semana. Isso também deve ocorrer em outubro. Caso o projeto tenha maior apoio da comunidade, esses números podem ser ampliados para dar oportunidade para que mais mulheres cuidem de sua saúde.

O Centro

O Fonte de Luz é um centro espiritualista de umbanda com origem em São Paulo, no ano 2000. Em Pelotas, iniciou atividades em março de 2007 e atua não somente na parte espiritual, mas também em projetos sociais. Localizado na avenida Rio Grande do Sul, 1.391, realiza atendimentos às quintas, sextas e sábados. Os horários e mais informações podem ser conferidas no site fontedeluz.org.br.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seis anos depois, moradias devem ser concluídas em Pelotas Anterior

Seis anos depois, moradias devem ser concluídas em Pelotas

1.091 pessoas estão em isolamento domiciliar Próximo

1.091 pessoas estão em isolamento domiciliar

Deixe seu comentário